segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sistema PIC (Pictogram Ideogram Communication)

O Pictogram Ideogram Communication foi concebido no Canadá por Subhas, C. nos anos 80, tendo como objectivo possibilitar a comunicação e estimular as capacidades de percepção e conceptualização de indivíduos deficientes mentais, que não tinham manifestado ganhos significativos com o sistema Bliss.

Em Portugal é composto por 400 signos, divididos em categorias semânticas (pessoas, partes do corpo, casa, comida, animais…) e apresentados sob a forma de figuras brancas, desenhadas num fundo preto, sendo que a palavra se encontra escrita a branca por cima do símbolo.

É um sistema indicado para crianças que apresentem dificuldades de visão, visto que o branco no preto cria um maior contraste. Apresenta limitações no facto de ainda ter um leque reduzido de símbolos (Pereira et al. 2008).

Os símbolos podem ser pictográficos ou ideográficos, sendo que estes exigem um maior nível de conhecimentos, aprendizagem e abstracção.

Este sistema tem demonstrado a sua eficácia com pessoas com paralisia cerebral e com deficientes que não responderam da melhor forma ao sistema Bliss.

1 comentário: